ESCOLA AMAURI SIQUEIRA MONTALVÃO
"A ESCOLA QUE FAZ ACONTECER"
GESTÃO:
EDSON PAIVA - DIRETOR
ANA LÚCIA VENTURA - VICE DIRETORA/MATUTINO
ROSSANA - VICE DIRETORA/VESPERTINO
MARIA NERCIA - COORDENADORA DE PROJETOS.
CORPO DOCENTE E FUNCIONAL QUE FAZ ACONTECER COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E COMPROMISSO:
FUNDAMENTAL I = ALICE CRUZ AZEVEDO - 5º ANO E PROFESSORA DO PROJETO "TEMPO DE APRENDER", ANA CAROLINA DAMASCENO - 5º ANO, LUCIANA DAMASCENO - 4º ANO, ROSÂNGELA DRUMMOND - 4º ANO.
FUNDAMENTAL II = BARBARA CRISTINA COSTA - MATEMÁTICA, ELAINE LIMA DA SILVA - L. PORTUGUESA, EMANOEL MAGALHÃES COSTA - ED. ARTÍSTICA, GLÁUCIA VIRGINIA MENESES - MATEMÁTICA E PROFA. DO CURSO PREPARATÓRIO PARA O SENAI, JAQUES MONZ - GEOGRAFIA, ISRAEL FERREIRA DA ANUNCIAÇÃO - INFORMÁTICA, JOSENILDA CARDOSO - L. PORTUGUESA, LEONARDO OLIVEIRA SILVA - FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E PROF. COORDENADOR DO CURSO PREPARATÓRIO PARA O SENAI, MARCELA FERREIRA ALVES - MATEMÁTICA E PROFA. DO CURSO PREPARATÓRIO PARA O SENAI, MARIA JACIVALDA DOS SANTOS - L. INGLESA, ROSE BÁRBARA DA SILVA - ARTE E EDUCAÇÃO, SÉRGIO C. CARDOSO - DANÇA (QUADRILHEIRO), VICTO KIZZA - ARTE SÊNICA, VIDAL DA MOTA FERREIRA - HISTÓRIA.
FUNCIONÁRIOS ADM E APOIO:
ANA LÚCIA RIBEIRO, BÁRBARA SANTANA, CRISTINA MARIA RIBEIRO, DENISE ALVES SANTOS, EDJANE SALEIRO, LUAN DA PURIFICAÇÃO, MARIA DAMIANA DOS SANTOS, MARIA ZÉLIA DE JESUS, NAIADE ARAUJO, PERLA NAIZA, SELMA CRISTINA, TAIS LIMA, TELMA DIAS, VALDECI OLIVEIRA, VERA LÚCIA BARBOSA, EDMILSON GUIMARÃES MACHADO.
REUNIÃO PEDAGÓGICA DIA 29/05, PARA ESTRUTURAÇÃO DA II UNIDADE.
SUBTEMA - AREIA BRANCA: HISTÓRIA, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE.
ELEIÇÃO PARA O COLEGIADO ESCOLAR E APURAÇÃO DOS VOTOS, DIA 28/05/2013. UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA E GRANDE PASSO PARA A ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA E ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA MONTALVÃO.
REPRESENTANTES DOS SEGMENTOS ELEITOS:
PROFESSORES = VIDAL DA MOTA - TITULAR, JAQUES MONZ - SUPLENTE.
FUNCIONÁRIOS = TELMA DIAS DOS SANTOS - TITULAR, VALDECI OLIVEIRA - SUPLENTE.
ESTUDANTES = MÁRIO ALGUSTO DE MAGALHÃES - (ESSE É O CARA)/6º ANO MATUTINO (132 VOTOS) - TITULAR, GABRIEL SANTOS PEREIRA/8ºANO VESPERTINO (120 VOTOS) - SUPLENTE.
SEGMENTO PAI - DEPOIS SERÁ POSTADO.
REUNIÃO COLEGIADA NA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARA REIVINDICAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DA ESCOLA AMAURI MONTALVÃO
POR SOLICITAÇÃO DA DIREÇÃO DA ESCOLA AMAURI MONTALVÃO, FOI AGENDADA PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO UMA REUNIÃO NO DIA 23 DESTE, ÀS 8h00 EM PONTO, PARA SER DISCUTIDO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA NOSSA ESCOLA.
PAUTA REIVINDICATÓRIA:
- CONSTRUÇÃO DO MURO AO REDOR DA ESCOLA (EXISTE UMA CERCA EM LUGAR DE MURO, BOA PARTE DELA JÁ FOI DESTRUIDA, A ESCOLA ESTÁ SEM SEGURANÇA);
- SEGURANÇA NA ESCOLA;
- LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ESTUDANTES;
- PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS (OS ESTUDANTES FICARAM A I UNIDADE SEM PPROFESSOR);
- FARDAMENTO, ENTRE OUTRAS.
ESTIVERAM PRESENTES, LEMBRANDO QUE CHEGAMOS PONTUALMENTE NO HORÁRIO SOLICITADO, PAIS, ESTUDANTES, PROFESSORES, DEMAIS FUNCIONÁRIOS, DIRETOR E VICE-DIRETORAS (MATUTINO E VESPERTINO).
PARA A NOSSA SURPRESA O SECRETÁRIO NÃO SE ENCONTRAVA, ACHAMOS UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO PARA QUEM AGENDOU UMA REUNIÃO PEDINDO PONTUALIDADE E O MESMO NÃO ESTAVA PRESENTE. FOMOS RECEBIDOS PELO SEU ASSESSOR PROF. LUCIANO SOARES, POR SINAL MUITO EDUCADO E GENTIL.
RESUMINDO A HESTÓRIA, NADA FICOU RESOLVIDO, SÓ UM MONTE DE NÃO PODER, SEM CONDIÇÕES, SEM VERBA E ETC.
NA OCASIÃO, ENTREGAMOS A LUCIANO O PROJETO "QUE TRABALHARÁ O JOGO DE XADREZ NA ESCOLA" PRODUZIDO PELOS PROFESSORES VIDAL DE HESTÓRIA E BÁRBARA DE MATEMÁTICA (RESPOSTA: SEM CONDIÇÕES DE COMPRAR MATERIAL) É UMA LÁSTIMA TUDO ISSO E FALAM EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!!!
FOI SOLICITADO O COMPARECIMENTO DO SR. SECRETÁRIO EM CONJUNTO COM O PREFEITO À ESCOLA. PERGUNTA-SE, SERÁ QUE ELES IRÃO?
PARA CONFIRMAR O NOSSO DESAPONTAMENTO, REPAREM NAS CARAS DA COMITIVA PRESENTE!!!!!
ENSAIO DA QUADRILHA JUNINA DA ESCOLA MONTALVÃO
"ARRAIÁ DA AREIA BRANCA"
PROJETO HORA DE APRENDER
PROFESSORA RESPONSÁVEL
ALICE CRUZ DE AZEVEDO
O Projeto Tempo de Aprender visa atender as necessidades básicas que os estudantes da Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, apresentam quanto ao domínio da língua materna.
Este projeto será composto pelas turmas do 4º, 5º anos do fundamental I e demais estudantes do ensino fundamental II que necessitem. Os discentes revelaram após a avaliação diagnóstica, que possuem diferentes níveis de conhecimentos sobre leitura, escrita e compreensão textual. Os textos produzidos revelam escrita não alfabética e quando escrita alfabética apresentam pouco domínio das convenções linguísticas estabelecidas (ortografia, segmento em palavras, frases e parágrafos, emprego de maiúscula, acentuação, pontuação e concordância).
No campo das ciências matemáticas, os estudantes apresentam dificuldades na resolução de problemas, um reflexo da falta de compreensão textual e mau desenvolvimento das habilidades para efetuar as quatro operações. As intervenções precisam ser feitas para suprir as dificuldades apresentadas pelos estudantes e que os mesmos possam dominar as habilidades linguísticas próprias para o ciclo em que está cursando e, assim conquistar sua efetiva inserção nos níveis estabelecidos por cada segmento, proporcionando maior desenvoltura para a continuação do seu aprendizado.
OBJETIVO:
Ampliar a competência comunicativa do estudante para falar, ouvir, ler e escrever textos fluentes, adequados e socialmente relevantes, além de desenvolver os saberes dos através de ações mútuas entre o indivíduo e o meio, relacionar a realidade aos trabalhos elaborados por eles. Ao término os alunos deverão: Localizar informações explicita em um texto; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; Inferir uma informação implícita em um texto; Interpretar texto com o auxílio de material gráfico (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).
Desenvolvimento:
As atividades de leitura e produção textual serão iniciadas a partir dos interesses e preocupações dos alunos, o que será observado nas aulas de expressão oral. As atividades serão desenvolvidas no turno oposto (vespertino) tendo a carga horária de 20/h aulas semanais distribuídas entre turmas compostas por 10 alunos, visando construir estruturas que o auxilie para organizar o próprio conhecimento. As aulas ministradas terão a supervisão da docente, que auxiliará os estudantes dentro da sua necessidade, portanto é necessário que as turmas sejam pequenas e compostas pelo grau de dificuldade detectado, e dessa forma atingir o objetivo desejado.
COM A PRESENÇA DA PROFESSORA ISA CRISTIANE CROESY
DA SEMED E SUA EQUIPE, REALIZOU-SE A AULA
INAUGURAL DO CURSO PREPARATÓRIO PARA A SELEÇÃO
DO SENAI. O CURSO, INICIATIVA PIONEIRA DA ESCOLA
AMAURI SIQUEIRA MONTALVÃO CONTA COM 32
PARTICIPANTES, ENTRE ELES, ESTUDANTES DO 9º DA
PRÓPRIA ESCOLA E ALGUNS ESTUDANTES DA
COMUNIDADE
DE AREIA BRANCA EGRESSOS DE VÁRIOS
COLÉGIOS DO 2° GRÁU. PARABÉNS AO PROFESSOR
LEONARDO OLIVEIRA SILVA, PROFESSORAS MARCELA
FERREIRA ALVES, GLAUCIA VIRGINIA P. MENEZES E AO
PROFESSOR ISRAEL FERREIRA, EQUIPE QUE IRÁ
MINISTRAR O REFERIDO CURSO PELA BELA EMPREITADA,
RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO E
PROFISSIONALISMO. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E
COMPROMISSO A ESCOLA MONTALVÃO FAZ A DIFERENÇA!!!
A DIREÇÃO AGRADEÇE A ESSA GRANDE PROFISSIONAL ISA
CRISTINA POR ACREDITAR E INVESTIR NESSE
EMPREENDIMENTO. EDSON PAIVA - DIRETOR DA ESCOLA.
SEGUNDA REUNIÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA AMAURI MONTALVÃO
COM O OBJETIVO DE AVALIAR A I UNIDADE, DISCUTIR PROBLEMAS INDISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE, IMPLEMENTAR AS AÇÕES PROPOSTAS NO CONSELHO DE CLASSE, REALIZADO NO DIA 09/05 COM A PARTICIPAÇÃO DOS REPRESENTANTES DE SALA, ORGANIZAR A II UNIDADE, DEFINIR A ESTRUTURA OPERACIONAL DA CULMINÂNCIA EM RELAÇÃO A I E II UNIDADES QUE SERÁ REALIZADA NOS DIAS 01 e 02/08, APRESENTAR PROGRAMAÇÃO DA REUNIÃO COM OS PAIS NO DIA 16/05, IMPLEMENTAR A FESTA JUNINA E AVALIAR A GESTÃO REALIZOU-SE NO DIA 10/05, A 2ª REUNIÃO PEDAGÓGICA COM A PARTICIPAÇÃO DOS SEGUIMENTOS: CORPO DOCENTE, DISCENTE, FUNCIONAL ADMINISTRATIVO, APOIO E GESTÃO.
PAUTA DA REUNIÃO PEDAGÓGICA:
- 8h00 = ABERTURA COM INFORMES;
- PALESTRA SOBRE BULING NA ESCOLA COM A PROFA E PSICOLOGA TÂNIA, DO DIVIPAC/SEMED;
- PROPOSIÇÕES PARA A REUNIÃO COM OS PAIS NO DIA 16/05;
- AVALIAÇÃO DA I UNIDADE:
. Correlação da avaliação diagnóstica e desenvolvimento da ação pedagógica;
. Proposta pedagógica “crítico social dos conteúdos” e seus desdobramentos no cotidiano, foi possível materializar?
. Projetos desenvolvidos;
. Pontos negativos;
. Pontos positivos;
. Discutir, avaliar e aprovar as proposições disciplinares construídas no conselho de classe no dia 9/05;
PELO PROFESSOR:
- Não irá permitir o estudante/aluno adentrar em sala após tocar o sinal, exceto, o estudante que chegar atrasado à escola. Tempo de tolerância 5min.;
- Proibir o uso de som dentro da sala (com ou sem fone de ouvido). Quem não obedecer será convidado a se retirar e será conduzido à diretoria.
- Quem sair da sala sem autorização, não será permitido o retorno à nesna;
- Quem demorar excessivamente, após liberação pelo professor para saída, não será mais permitido a sua entrada à sala.
PELA DIREÇÃO:
- Não permitir que após o sinal de término do intervalo, passado o período de tolerância estipulado em 5min., o estudante atrasado adentre a sala;
- O estudante que estiver fora da sala sem autorização do professor, será levado a diretoria para devidas medidas punitivas;
- Em caso de reincidência, o estudante infrator, será punido com suspensão de 03 a 05 dias e só retornará com a presença do responsável;
- O estudante que chegar atrasado à escola terá o nome anotado em livro específico, em caso de reincidência, o responsável será convocado a comparecer à diretoria.
11h30 – ALMOÇO
13h30 - Retorno
- FESTA JUNINA E QUADRILHA;
- PROPOSIÇÕES PARA A II UNIDADE;
- ORGANIZAÇÃO DA CULMINÂNCIA DO 1º SEMESTRE;
- AVALIAÇÃO DA GESTÃO E PROPOSIÇÃO PARA SUPERAÇÃO.
- O QUE OCORRER.
PALESTRA SOBRE BULYING NA ESCOLA
PROFA. E PSCOLOGA TÂNIA,
DIVIPAC/SEMED
TRABALHO EM GRUPO PARA CONSTRUÇÃO DAS
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA 2ª UNIDADE
ESTRUTURAÇÃO DA 2ª UNIDADE, APÓS PROPOSIÇÕES
DOS GRUPOS,
SISTEMATIZAÇÃO DA CULMINÂNCIA DO 1º SEMESTRE E
AVALIAÇÃO DO TRABALHO
DA GESTÃO ESCOLAR
PROGRAMAÇÃO DA II UNIDADE, CONFORME PRODUÇÃO NA REUNIÃO PEDAGÓGICA
SUBTÍTULO
AREIA BRANCA: HISTÓRIA, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
Levantamento histórico: Relato pela funcionária Damiana sobre Areia Branca, população, problemas e suas necessidades, entre outros;
Visita ao posto de saúde.
Poluição sonora, visual e ambiental;
Preservação do patrimônio público com ênfase na escola (investigar e registrar);
Visitas: Reserva florestal, represa Joanes II;
Projeto VERDE: (5 de junho – meio ambiente) plantio de árvores e ajardinamento na escola;
Oficina: Reaproveitamento e Reciclagem.
CULMINÂNCIA DO I SEMESTRE
A culminância do I semestre será uma das tarefas da Gincana Cultural que está em desenvolvimento e valerá 2,0 pontos, ficando a II unidade valendo 12,0 pontos.
Obs: discutir a necessidade de ter professor padrinho para cada turma.
Pontuação da tarefa 05:
1º lugar = 300 (pontos)
2º lugar = 200 (pontos)
3º lugar = 100 (pontos)
4º lugar em diante = 50 (pontos)
Sistematização:
Culminância
DIAS 01 e 02 DE AGOSTO
DIA 01/08 - ARRUMAÇÃO
DIA 02/08 – MOSTRA DA CULMINÂNCIA
HORÁRIO: MATUTINO – DAS 9h00 às 12h00
Almoço na escola.
A escola deverá convidar autoridades, pais e a comunidade.
Por sala, os alunos farão exposição dos trabalhos conforme projetos desenvolvidos, objetivos e metodologia. As exposições ocorrerão nas salas ou em outro espaço similar. No dia anterior a exposição (01/08), os alunos arrumarão suas salas (ou outro espaço definido) tematizando de acordo com o conteúdo trabalhado. Poderão expor livros, maquetes, artesanatos, apresentação de danças folclóricas, cartazes ilustrativos de cada temática etc. Cada sala deverá trazer pratos com comidas típicas, devendo ser definido anteriormente pelo coletivo de cada turma.
Todo material a ser exposto deverá ser organizado no decorrer da unidade.
Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de professores convidados de fora da escola e aferirá pontos, conforme os critérios definidos (Organização, Decoração conforme a temática, Criatividade e Conhecimento oral demonstrado). No máximo, a soma não poderá ultrapassar a 2,0 pontos. Cada critério terá pontuação de 0,1 a 0,50.
Definir quantidade dos convidados.
Ficou acatado pelo grupo que a II unidade valerá 12,0 pontos.
Ficou definido que durante o processo haverá reuniões para discussão e organização da culminância.
Definir quando será a primeira.
Proposições do Grupo:
- Rever procedimentos da recuperação para II unidade;
- Fazer o provão com desdobramento de áreas, ampliar as questões e realização em dois dias;
Obs: no dia 16/05, durante a reunião com os pais e demais atividades que ocorrerão, haverá o bazar de objetos para arrecadar fundos.
Estamos aceitando doações, Nercia é a responsável.
ALUNOS DO 4º ANO CONSTRUINDO A LEMBRANÇA PARA AS MÃES NO DIA 08/05, TRABALHO DA PROFESSORA ROSANGELA DEUMMOND.