quinta-feira, 28 de março de 2013


ESCOLA AMAURI SIQUEIRA MONTALVÃO


OBJETIVOS DO PLANO DIRETIVO

INSTITUCIONAL:

Desenvolver uma Educação como direito social e fundamental, assegurando o pleno desenvolvimento do ser humano, a sua qualificação para a vida, para o mundo do trabalho e o exercício pleno e consciente da cidadania, garantindo as condições necessárias para o acesso e permanência do aluno na escola condizente com os preceitos de disciplina, responsabilidade e atitudes favoráveis nas relações interpessoais. Promover a qualidade do ensino, bem como a valorização dos profissionais da educação.

PEDAGÓGICO:

Garantir condições de desenvolvimento das competências dos alunos para o exercício da cidadania em direção à construção de uma sociedade mais justa e democrática. Instrumentalizando-os através de recursos didático-metodológicos para a compreensão da realidade, tornado assim, a percepção de mundo mais inteligível, observável e compreendida nas áreas sociais, políticas e culturais assegurando o seu acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem em instrumentos para o desenvolvimento socializado, para o exercício da cidadania democrática emancipatória, para a atuação crítica, política e de intervenção. A escola deve ser um espaço de formação, informação e transformação, que tem como objetivo social formar cidadão e cidadã capazes de interferir criticamente na sociedade em que vive.

ESTRATÉGICOS:

Desenvolver instrumentos que garantam a democratização da gestão, a participação do coletivo, melhorar o rendimento intelectual do alunado, reduzir o nível da reprovação e evasão escolar, melhorar a inter-relação, valorizar o trabalhador, reconcepitualizar a avaliação, desenvolver outras atitudes na recuperação paralela e melhorar os instrumentos de controle e disciplina na comunidade escolar.
                                  Aula na sala de vídeo e laboratório de informática


Área de convivência e esporte
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CONTRA TURNO:
Ensaio da Quadrilha Junina com o prof. Sérgio Cordeiro



Teatro com o prof. Victor Kizza


                           Aula de dança com a professora Rose Bárbara
                                              Alunas aguardando o início da aula
ATIVIDA REALIZADA PELA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES COM ESTUDANTES DO 9º ANO, SOBRE "A MULHER E A MÍDIA"
Equipe de trabalho: Renata Vidal/jornalista;
Juliana Rocha/mediadora,
Afonso Júnior/técnico informática






PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO:
 CONHECENDO E VALORIZANDO LAURO DE FREITAS: QUE MUNICÍPIO É ESSE?”

JUSTIFICATIVA:

Percebendo a falta de um conhecimento mais específico e elaborado sobre Lauro de Freitas, por grande parte dos alunos e de diversos professores da rede e sendo esse município considerado como uma cidade Cosmopolita do entorno da Capital Baiana e do Litoral Norte do Estado da Bahia. Cidade Histórica e uma das mais antigas, remanescente de povos indígenas e de quilombos, um dos palcos da Revolta dos Malês. Hoje, ocupa, mesmo sendo o menor município da Bahia, o lugar de maior crescimento populacional anual e o sexto lugar com a maior renda per capita.
  
Constatou-se a necessidade de desenvolver pela segunda vez o projeto intitulado “CONHECENDO E VALORIZANDO LAURO DE FREITAS: QUE MUNICÍPIO É ESSE?” tendo como base teórica o livro do Prof. Gildásio Vieira de Freitas/Emanuel Paranhos e material colhido na internet.

Objetivando instrumentalizar os alunos através de recursos didático-metodológicos para a compreensão da realidade, tornando, assim, a percepção da cidade e de mundo mais inteligível, observável e compreendida nas áreas étnico/sociais, políticas e cultural. Assegurando o seu acesso aos saberes elaborados socialmente, o desenvolvimento do exercício da cidadania e o conhecimento mais aprofundado sobre seus aspectos mais relevantes para enriquecimento do acervo cultural.

Com a concretização desse projeto os alunos terão uma melhor possibilidade de perceber e conhecer a cidade em que vivem, a sua história, a sua cultura, a sua política, suas diferenças sociais, seus principais pontos turísticos e seus habitantes.


                   TEM UM FORTE PERTO DA MINHA CASA!


           A presente atividade, tematizada ao subprojeto da primeira unidade “Linha do Tempo” interligada ao projeto central “CONHECENDO E VALORIZANDO LAURO DE FREITAS: QUE MUNICÍPIO É ESSE?”, proporcionará aos estudantes do 7º ano, dessa unidade escolar, uma aula em campo no Castelo Garcia D’Avila, Praia do Forte, Mata de São João-Ba. A aula será realizada no dia 03 de abril de 2013, em dois turnos; matutino, das 8h00 as 12h00 e no vespertino, das 13h00 as 17h00, assumindo uma postura interdisciplinar, objetivando apresentar aos estudantes a Casa da Torre a partir de um olhar histórico, geográfico e artístico. Na perspectiva histórica, a Casa da Torre será apresentada como a única construção das Américas influenciada pela arquitetura das fortalezas e castelos medievais. Do ponto de vista geográfico, será desenvolvida a percepção paisagística local, tendo como foco principal a observação sobre as contradições sociais (desigualdades) perceptíveis nas diferentes paisagens. Na perspectiva artística, o castelo será observado e contemplado sobre o olhar arquitetônico do estilo medieval ao contemporâneo. 



PROJETO DA I UNIDADE: POVOS INDÍGENAS
Ano 2013  

                                           
JUSTIFICATIVA:
                    Pela necessidade de implementar a Lei 11.645/2003, que obriga as escolas públicas e particulares da educação básica a ensinarem aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e indígena, a Escola Municipal Amauri Montalvão buscará na primeira unidade, fevereiro/abril de 2013, com visitas agendadas à reserva indígena Thá-fene para os dias 8, 9 e 10/04, aprofundar conhecimentos sobre os povos indígenas do Brasil, em específico, os povos indígenas da Bahia e, em especial, de Lauro de Freitas
                    Nesta perspectiva, os PCNs(96) propõem como um dos temas transversais a pluralidade cultural e étnica:
                             “Tratar da diversidade cultural brasileira, conhecendo-a e valorizando-a e da superação das discriminações aqui existentes é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática. É um imperativo de trabalho educativo voltado para a cidadania (...)”. (p.4).
OBJETIVOS:
                      Produzir uma elaboração teórica apresentando conhecimento acerca dos povos indígenas brasileiros com especificidade no território baiano e existentes mo município de Lauro de Freitas. Ao final, cada sala deverá apresentar produção escrita, oral, visual e corporal; em forma de cartazes, maquetes, livreto, exposição de artesanato, de dança, palestras, comidas típicas, mostra de vídeos, entre outras.
                       Possibilitar a constatação, compreensão, interpretação e explicação da cultura, composição étnica dos povos indígenas, da língua falada, da estrutura social, econômica, política, das comidas típicas, do esperte e a contribuição desses povos na construção da sociedade brasileira, tendo foco central o município de Lauro de Freitas, através de um trabalho interdisciplinar.
                      Intensificar a participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas organizadas de forma interdisciplinar.
                                                                                  
                      Promover a integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos da mesma em todas as instâncias do processo pedagógico.                    

                      Oportunizar atividades que envolvam a utilização dos recursos da informática: através de edição de texto no blog da escola, pesquisas orientadas na internet, edição e postagem de vídeos sobre o/trabalho.


SISTEMATIZAÇÃO E PROPOSIÇÕES
                    Conteúdos:
                  - Origem dos povos indígenas;
                  - Diversidade étnica indígena no Brasil e na Bahia;
                  - Índios do descobrimento do Brasil
                 - Povos indígenas existentes no território de Lauro de Freitas antes do descobrimento e na     atualidade;
                  - Povos indígenas habitantes do litoral e interior;
                  - Povos indígenas no mundo contemporâneo;
                   - Vocabulário Tupi-Guarani e palavras que estão presentes na língua portuguesa brasileira;
                  - Pinturas indígenas e suas representações;
                  - Rituais, mitologia, festas, crenças e arte indígena;
                  - Cultura, crença, língua falada, modo de vida;
                  - Sistema político e econômico;
                  - Territorialidade e pertencimento,
                    Entre outros.     
  
GINCANA CULTURAL:
Começrá em abril as primeiras tarefas da nossa gincana que são:

1ª) -Tarefa Sala Limpa e Arrumada.
Tarefa que será colocada em prática logo após a 
aprovação da gincana e valerá até o dia 16/11.
       1º lugar = 300,00
       2º lugar = 200,00
       3º lugar = 100,00
A sala mais limpa e arrumada durante o período acima
 citado receberá 10 pontos por semana, 
sendo creditados 2 pontos por dia. No dia da gincana,
 a sala será classificada por ordem 
decrescente, a maior pontuação ficará em 1º lugar.
Será analisada cada sala no início das aulas até o final.
Cada professor (a), ao início da aula, e cada 
funcionário (a), no horário da limpeza irão anotar as 
salas limpas e arrumadas e apontar no mapa 
específico.
O quadro de pontuação sobre sala limpa e arrumada
 deverá ser anexado, na semana que iniciar
 esta tarefa, em local visível no corredor.
Responsáveis para anotação no quadro:
Edson Paiva, Nercia e Ana Lúcia
2ª) – Minha sala é a maior.
       Maior média por sala nas três unidades (I, II e III).
       Serão somadas as 10 maiores médias de cada
 sala, em cada unidade:
       1º lugar = 300,00
       2º lugar = 200,00
       3º lugar = 100,00
3ª) – Minha sala é a mais comportada e educada:
A tarefa será colocada em prática a partir da primeira
 semana de abril e valerá até o mês em que ocorrerá a
 gincana.
A sala mais comportada durante o período acima
 citado receberá 10 pontos por semana, sendo
 creditados 2 pontos por dia. No dia da gincana, a sala
 será classificada por ordem decrescente, a 
maior pontuação ficará em 1º lugar.
       1º lugar = 300,00
       2º lugar = 200,00
       3º lugar = 100,00
      Por semana, serão mensurados 10 pontos, 2 
pontos por dia, para a sala que não constar nenhum
registro de ocorrência na diretoria por
indisciplina,agressão física ao colega, ao professor 
(a), ao funcionário (a), e/ou qualquer outra forma de 
conduta indesejada por parte do aluno.
OBS: O registro no quadro de pontuação das tarefas 1ª 
e 3ª será efetuado por um componente da 
equipe gestora da escola, de preferência, ao final do 
expediente dos turnos matutino e vespertino a
 cada dia.
Pra semana tem mais, aguarde!!!!
Na segunda-feira, dia 01 de abril, começará a aplicabilidade dessas três tarefas, vamos lá corpo discente e docente, vamos fazer
acontecer. Os dois representantes de sala  ficarão encarregados de coordenar a execução das tarefas.
Parabéns aos dicentes pel motivação e efetivação no projeto "Povos Indígenas"
Turma do 4º ano A e B, construindo cocá indigena. Belo trabalho PROFESSORA!



O NOSSO INDIOZINHO, LINDO, LINDO!!!!

OS REPRESENTANTES DE TURMA, EM REUNIÃO NO DIA 22 DESTE, DISCUTINDO PROPOSIÇÕES PARA O FARDAMENTO ESCOLAR E OS PROBLEMAS DA ESCOLA, DECIDIRAM ENCAMINHAR UMA CARTA OFÍCIO AO PREFEITO MÁRCIO PAIVA EXIGINDO SUA PRESENÇA NA ESCOLA.
ESTUDANTES, REPRESENTANTES DE TURMA, ASSINAM DOCUMENTO A SER ENTREGUE AO PREFEIRO.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES: CONSTRUÇÃO DO MURO, MOBILIÁRIO E ACERVO PARA A BIBLIOTECA, CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA E MATERIAL PEDAGÓGICO, ENTRE OUTRAS.






PARTE DA REIVINDICAÇÃO ENTREGUE AO NOSSO PREFEITO:
Para podermos desenvolver um atendimento de qualidade e um fazer pedagógico significativo esse nosso reivindicado e ponto fundante temporal e atemporal.
“Por um novo olhar pedagógico de qualidade”
O corpo docente, discente e dirigente exige a sua presença em nossa escola até o dia 6/4, dia D, que foi transferido por motivos óbvios, caso contrário, os alunos pretendem fazer manifestação em frente à Câmara dos Vereadores exigindo a construção do muro e outras reivindicações sobre material pedagógico, mobiliário para a biblioteca e sala dos professores além de equipamento de segurança.

Certos em contarmos com os préstimos solicitados.

Atenciosamente,

A COMUNIDADE ESCOLAR

O PREFEITO MÁRCIO PAIVA RECEBEU O DOCUMENTO E FEZ PROTOCOLO, MARCANDO SUA VISITA PARA O DIA 04/04.
 A COMUNIDADE AGRADECE A ATENÇÃO DEMONSTRADA PELO PREFEITO E AGUARDA ANCIOSA SUA PRESENÇA.

ESCOLA AMAURI SIQUEIRA MONTALVÃO, A ESCOLA QUE FAZ!!!

REALIZAREMOS O NOSSO DIA D "DIA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA ESCOLA" , NO SÁBADO, DIA 6 DE ABRIL, VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!


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