sábado, 23 de fevereiro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA INTERNA, 20 À 22 DE FEVEREIRO DE 2013


  "UM NOVO OLHAR DE QUALIDADE NO FAZER PEDAGÓGICO"


“Para transformar a escola e para colocá-la a serviço da transformação social, não basta alterar os conteúdos nela ensinados. É preciso mudar o jeito da escola, suas práticas e sua estrutura de organização e funcionamento, tornando-a coerente com os novos objetivos de formação de cidadãos e cidadãos capazes de participar ativamente do processo de construção de uma nova sociedade.” (Pistrak, p.8/2000).


                                     
                 Grupos mistos (professor, funcionário, aluno e pai) lendo a concepção pedagógica.
A jornada pedagógica contou com a participação da gestão, professores, funcionários, alunos e pais, o Diretor Edson Paiva apresentou e leu o Plano de Ação Administrativo e Pedagógico da gestão escolar que materializará em torno de três eixos considerados básicos para elevar a qualidade da instituição, do ensino e da aprendizagem que são:
 I)  A democratização da gestão escolar;
II) O foco da escola na aprendizagem,
III) A integração da escola à sua comunidade.
Os participantes aprovaram, após leitura e discussão, a Tendência  Progressista Crítico Social dos Conteúdos como pilar do fazer pedagógico, construiu-se proposições para a avaliação diagnóstica dos estudantes, indicativos para a avaliação escolar, discutiu-se concepções da recuperação paralela e como ela ocorrerá paralelamente na ação cotidiana, como também, com intervenção dos alunos presentes e alguns pais, a recuperação após término de cada unidade e como se dará a sua consecução e os primeiros passos do regimento interno, perfil do professor, perfil do corpo discente e horário funcional.
                                  Construção de proposições para a avaliação diagnóstica.
Foi  discutido e construído pelo coletivo  o Projeto Central da Escola e seus subprojetos com o título "CONHECENDO E VALORIZANDO LAURO DE FREITAS: QUE MUNICÍPIO É ESSE?". Subprojetos: Linha do tempo: homem natureza; Diversidade cultural, religiosa e racismo; Administrando meu dinheiro; Etnia, identidade e gênero (ainda em discussão).

Proposição em grupo do horário funcional da escola com professores, estudantes e mãe.
       Participação no grupo da Vice-diretora da manhã, professoras, funcionárias e pai de estudante.

Pontuou-se sobre a construção da Gincana Cultural inter-relacionada ao tema central, com início em abril, sobre jogos inter-sala, formação do grêmio escolar e realização de festas comemorativas, atividades em campo, passeios à clubes recreativos e outros.
                                     


Grupo de discussão sobre Proposta de Projeto Central, sub projetos, Gincana e aprovação horário funcional da escola com vice-diretora da tarde, professores, funcionários e estudantes.

Durante a jornada aconteceu duas dinâmicas de grupo com a Profa. Lia Spósito e o Prof. Victor Kizza.


A jornada foi concluída às 17h20, do dia 22/02, com o registro avaliativo dos participantes que pontuaram o prazer em participar, a organização, discussão enriquecedora, construtiva, participativa, deliberativa e muito significante para a construção do perfil da escola.
Agradecemos a todos que conjuntamente participaram na construção do perfil, da proposta pedagógica e das ações que nortearão o cotidiano da Escola municipal Amauri Siqueira Montalvão.

"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante"
Paulo Freire

A gestão emancipatória.

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